Projeto Meio Ambiente
INTRODUÇÃO
As mudanças que o mundo tem sofrido ,
principalmente, o ritmo com que elas têm ocorrido, leva-nos a repensar os
valores de cidadania e o papel do cidadão como principal responsável no processo de preservação
do meio ambiente.
As questões sobre
o meio ambiente não é um problema para ser resolvidas, mas diremos que o
assunto que envolve meio ambiente devemos dar mais valor e atenção, já que
dependemos disso para o futuro, para garantir qualidade de vida é preciso muito
mais do que respirar ar puro mas ter a noção de tudo o que fazemos tem
consequências e não é hoje nem amanhã que sofreremos, é o mundo daqui dez,
vinte, trinta, cinquenta anos que está em jogo. Qualidade de vida é o que todos
querem, mas para ter precisamos dar mais valor para a qualidade que hoje temos.
A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas,
universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida
por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis
educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os
professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e
conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos
recursos naturais.
Nesse sentido, não precisa ser especialista no assunto para entender
que os crimes ambientais - como desmatamentos para a implantação de lavouras e
pastagens, contaminação das águas por uso indiscriminado de agrotóxicos e
lançamentos indevidos de esgotos no leito dos rios - têm ocasionado grandes
estragos no meio ambiente, e algumas regiões brasileira sofrem muito com o
descaso que se trata o meio ambiente. .
PÚBLICO ALVO
Ensino
Fundamental I
OBJETIVOS
·
Conscientizar as
crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido
neste meio;
·
Estimular para que
perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as
interferências negativas têm causado à natureza;
·
Desenvolver e estimular
na criança a criatividade;
·
Estimular a leitura e a
escrita;
·
Desenvolver os
conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
·
Desenvolver a oralidade,
a socialização;
·
Proporcionar o contato e
o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e
também ao processo de preservação do meio ambiente.
RECURSOS HUMANOS
· Professores regentes
do quarto ano
· Professor de
informática
CONTEÚDOS
·
A ocupação desordenada pelo homem do
espaço que ocupa;
·
O desrespeito do homem com o meio
ambiente;
·
A importância da preservação de
áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
·
Os ciclos
da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;
·
A
observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e
no tempo.
·
As diferenças entre
ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade de
vida das comunidades.
·
Noções de manejo e conservação do
solo.
CRONOGRAMA
O
projeto pode ser desenvolvido durante o ano todo.
METODOLOGIA
Os alunos serão organizados em grupos e a
eles serão distribuídos temas sobre a importância da água, tais como:
·
Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados
ao tema.
·
Realizar experiências diversas com a água nos seus três
estados.
·
Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do
bairro.
·
Observar as consequências dessa poluição no meio em que
vive.
·
Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir
sobre o desperdício.
·
Utilizar site de jogos sobre o meio ambiente como: http://www.iguinho.com.br/turmadosuperv/jogos.html
AVALIAÇÃO
A avaliação é um
processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um
projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados não possam ser ligados ou
atribuídos a este mesmo projeto, deve, ser integrada ao planejamento, à
execução e à conclusão de cada uma das partes que o compõem, vão se articular
as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção da
aprendizagem significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário