Curriculo


A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. 
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas. 
 Para Hernández (1998, p.12) “procura-se transgredir a visão de currículo escolar centrada nas disciplinas, entendidas como fragmentos empacotados em compartimentos fechados, que oferecem ao aluno algumas formas de conhecimento que pouco têm a ver  com os problemas dos saberes fora da Escola, que estão afastados das demandas que diferentes setores sociais propõem à instituição escolar e que têm a função, sobretudo, de manter formas de controle e de poder sindical por parte daqueles que se concebem antes como especialistas do que como educadores.”
Diante disso, é importante considerar o fato de que há, em alguns ambientes escolares, situações em que os alunos não compartilham idéias, têm dificuldades de demonstrarem opiniões e explicitarem conflitos, que são práticas inerentes ao processo  de construção do conhecimento. Cabe, então, ao professor propiciar atividades em que seja privilegiado o fazer coletivo, sem, contudo, eliminar momentos de trabalho individual dos alunos, fazendo com que este seja sujeito de sua aprendizagem.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e Mudança na Educação. Porto Alegre, Artemed, 1998.

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